A primeira dessas viagens foi para Stratford-upon-Avon e Warwick Castle.
STRATFORD-UPON-AVON
Stratford-upon-Avon é uma antiga cidade mercantil. A vocação mercantil da cidade data de aproximadamente 2 mil anos atrás.
"Ford" em celta significa rio e "strat" é latim para rua. Pelo nome já se vê que a cidade se desenvolveu ao longo de um rio, o rio Avon (por isso o "upon-Avon").
Rio Avon, em Stratford-upon-Avon
pra-quem-não-sabe: Stratford-upon-Avon é a cidade natal de William Shakespeare.
O ônibus que nos levou nos deixou no centro de visitantes.
O passeio na cidade começou no Gower Memorial (memorial Gower). O memorial, em homenagem a Shakespeare, foi esculpido por Lord Ronald Gower, e foi dado de presente à cidade em 1888. No centro aparece William Shakespeare e em volta, alguns de seus personagens mais famosos - Hamlet, Lady Macbeth, Falstaff e Príncipe Hal, que supostamente representam a habilidade de Shakespeare em discutir filosofia, tragédia, comédia e história, respectivamente.
Gower Memorial
Eu, no Gower Memorial, com muito vento na cara
Depois fui visitar a casa onde Shakespeare nasceu e viveu até sua juventude. O pai de Shakespeare trabalhava confeccionando luvas de couro, e por conta da venda destas, a família era bem de vida. Mais tarde, ele se tornaria prefeito da cidade.
Os ingressos para visitar todas as casas ligadas a Shakespeare são comprados num pacote. É um pouco caro, mas os ingressos são válidos por um ano, então posso voltar lá se quiser. No prédio da entrada, onde se vendem os ingressos, há uma exposição com algumas peças ligadas à Shakespeare.
A casa onde ele nasceu está muito bem preservada, e no interior, foram recriadas cenas que remontam a época em que Shakespeare viveu. Na casa podem ser encontrados monitores, vestidos como Shakespeare ou como o pai dele, que dão explicações sobre como se imagina que era a vida da família na casa. Também trabalham lá quatro atores, que interpretam cenas de peças de Shakespeare, a pedido do público. A meu pedido, eles encenaram uma passagem de "Sonho de uma Noite de Verão" que, das histórias de Shakespeare que conheço, é minha favorita.
Local do nascimento de Shakespeare, jardim
Local do nascimento de Shakespeare, fachada da casa
Local do nascimento de Shakespeare, recriação da oficina do pai de Shakespeare
Local do nascimento de Shakespeare, atores
Local do nascimento de Shakespeare, jardim
Em seguida, fui conhecer a casa onde Shakespeare morou nos seus últimos anos de vida, conhecida como "New Place" ou "The Great House". No andar inferior, tentou-se manter as características da época de Shakespeare, e no andar superior há uma pequena exposição sobre alguns dos personagens de Shakespeare mais queridos pelo público. O jardim da casa foi construído no século passado, mas é baseado em ilustrações em livros de jardinagem da época de Shakespeare.
New Place, fachada
New Place, andar inferior
New Place, jardim
New Place, vista lateral
Guild Chapel
O próximo lugar visitado foi a Holy Trinity Church (igreja da santíssima trindade), onde Shakespeare foi batizado e onde ele e alguns de seus familiares estão enterrados.
Essa igreja, que data de 1210, é bem daquelas de filme, com cemitério em volta. Por dentro, é muito bonita. Destaque para os vitrais nas janelas.
Holy Trinity Church, entrada
Holy Trinity Church, cemitério
Holy Trinity Church, fachada
Holy Trinity Church, altar. Na frente é onde estão enterrados Shakespeare e alguns familiares.
Holy Trinity Church, túmulo de William Shakespeare
Holy Trinity Church, pia batismal onde Shakespeare foi batizado
Holy Trinity Church, busto de William Shakespeare. Ao fundo, podem ser vistos os vitrais que mencionei.
Depois dei uma passadinha no Royal Shakespeare Theatre, mas também só conheci por fora, por falta de tempo.
Royal Shakespeare Theatre
Royal Shakespeare Theatre
No caminho de volta para o ônibus, pausa para fotografar a fonte dos cisnes e os cisnes.
Fonte dos Cisnes
Cisnes, no rio Avon
Eu, no rio Avon
Por fim, foi um passeio corrido, mas muito legal. Quando me sobrar um tempinho, voltarei lá para ver tudo com mais calma, e para visitar os lugares que não fui por falta de tempo.
WARWICK CASTLE
O Warwick Castle está localizado na cidade de Warwick. A visita lá também foi corrida, só tinha 3 horas para conhecer tudo. Por isso, não deu tempo de visitar a cidade.
O Castelo foi construído a quase mil anos atrás. Originalmente de madeira, foi reconstruído em pedra no século 12. Muitas pessoas poderosas e influentes da Inglaterra moraram nesse castelo, incluindo as famílias Beaumont, Beauchamp, Neville, Plantagenet, Dudley e Greville. Um dono deste castelo, Richard Neville (1428-1471), era tão poderoso que foi responsável por dois homens, Henry VI e Edward IV, serem e depois não serem mais reis da Inglaterra. Em certo momento, chegou a manter os dois como seus prisioneiros, um no Warwick Castle e o outro na Torre de Londres.
Warwick Castle
Warwick Castle
Warwick Castle, jardim interno (Central Courtyard)
Uma coisa legal do castelo é que durante o dia acontecem vário shows. Assisti dois deles. O primeiro, Duelling Gents, simulava uma batalha de espadas entre dois lutadores. O segundo, Flight of the Eagles (voo das águias) era uma demonstração de aves.
Warwick Castle, show Duelling Gents
Warwick Castle, show Duelling Gents
Warwick Castle, show Flight of the Eagles
Outra coisa bem legal é que os visitantes podem subir nas torres do castelo. A vista de cima é linda, e dá pra ver tanto o castelo quanto a cidade. Subi pela Bear Tower, passando pela Guy's Tower, e fiz o caminho sobre a muralha até chegar na Caesar's Tower.
Warwick Castle, vista da Guy's Tower
Warwick Castle, vista da Guy's Tower
Warwick Castle, vista da Caesar's Tower
Dentro do castelo propriamente dito, vi uma exposição ("kingmaker") recriando os preparativos para uma guerra.
Warwick Castle, exposição Kingmaker
Warwick Castle, exposição Kingmaker
Andando pela área do castelo, podem ser encontrados vários atores vestidos com roupas de época e agindo como tal. Esses dois que fotografei estavam disputando "arremesso de rato", hahahha.
Warwick Castle, atores
Warwick Castle, vista do The Mound
Eu, parte leste do castelo, com o rio Avon ao fundo
Também caminhei pelos jardins do castelo.
Warwick Castle, Peacock Garden (jardim do pavão)
E já deu a hora de voltar para o ônibus...
Por fim, o tempo não foi suficiente para ver todas as exposições e conhecer tudo como queria. Mas deu para conhecer, ter uma ideia de como era o castelo antigamente e sua importância. Mais um lugar para a lista de "quero voltar", hahahha, mas pelo que estou vendo acho que vou falar isso de todos os lugares.
No comments:
Post a Comment