O objetivo dessa saída era conhecer os locais onde havia estações meteorológicas no passado e onde é a atual estação que colhe dados para a universidade. Através da visita foi possível identificar as características de cada uma e verificar quais fatores ambientais poderiam influenciar as medições meteorológicas em cada lugar.
Do primeiro lugar acabei esquecendo de tirar foto, mas era no topo de um dos prédios da faculdade - o mais alto deles. A principal vantagem desse ponto é que conseguia medir dados de radiação com precisão, pois não havia nada mais alto que ele para fazer sombra. Os dados de vento, no entanto, acabavam ficando superestimados, já que o local era bastante exposto, e não refletia fielmente o que acontece próximo à superfície (já que próximo à superfície o vento sofre muita influência do atrito com árvores e construções.
O segundo local fica na Winterbourne House, um mini-parque botânico, que é da universidade. A estação meteorológica funcionou lá de 1978 a 2011, aproximadamente. Lá eram realizadas medidas de percolação (difícil de encontrar estações que fazem esse tipo de medição), além de medições de precipitação, radiação e vento. O local é cercado de árvores, algumas mais novas e outras mais antigas. Isso é um problema, pois o local acaba ficando um pouco superprotegido, e não fornece dados tão fiéis. Por exemplo, por conta das árvores, a temperatura lá é artificialmente mais baixa que nos arredores. Além disso, as características do local foram mudando ao longo do tempo, por conta do crescimento das árvores jovens e da instalação de um cercado de madeira. Infelizmente, essa influência não pode ser determinada nem verificada, por conta da falta de dados (suficientes) anteriores a esses fatores.
Antiga estação meteorológica de Winterbourne
Atualmente, a estação se encontra próxima a antiga de Winterbourne, na Elms Road. Nessa estação, a velocidade do vento é medida a 7 metros de altura (não é padrão, o senhor que nos acompanhou na visita disse que as medições não são feitas a 10 metros, que é o padrão, por problemas políticos da universidade). As medidas de precipitação são realizadas por mais de um método, e os resultados podem ser comparados. Mede também temperatura ambiente, do solo (em várias profundidades), do concreto, radiação, entre outros. Esse local é menos protegido que Winterbourne, mas ainda sim é um pouco protegido, o que também gera interferência nos dados coletados.
Estação meteorológica atual - à esquerda, o senhor que nos acompanhou na visita
No comments:
Post a Comment