Quinta parada da nossa viagem: Istambul
Istambul é uma cidade linda, uma das que mais gostei de conhecer! É tanta história, tanta gente diferente, tanta coisa pra ver...
Istambul já foi Bizâncio e Constantinopla, foi uma importante cidade do império Romano, capital do império Romano do Oriente e depois do império Turco Otomano. Está em dois continentes: Europa e Ásia, separados pelo Bósforo.
Não é a capital da Turquia, mas é a maior cidade e a mais populosa. O idioma é o turco, mas como o turismo é muito forte, todos falam inglês. É uma cidade que com certeza vou voltar e conhecer mais a fundo!
No primeiro dia, começamos andando pela vizinhança do hostel, e conhecemos a mesquita Kılıç Ali Paşa.
Istambul, rua do nosso hostel
Kılıç Ali Paşa
Kılıç Ali Paşa
Kılıç Ali Paşa
Depois fomos conhecer a região do centro histórico da cidade, o bairro Eminönü.
O Hipódromo foi construído na época romana pelo imperador Septimo Severo e foi reformado pelo imperador Constantino, e estima-se que sua capacidade nessa época era para 100 mil espectadores. O imperador Constantino ordenou que fosse trazido um obelisco, a coluna serpentina, desde o templo de Apolo em Delfos. Esse obelisco foi originalmente construído para comemorar a vitória dos gregos sobre os persas nas Guerras Médicas. Outro obelisco foi trazido do Templo de Karnak, em Luxor, no Egito, durante o governo do imperador romeno Teodósio, e por isso recebeu seu nome. Durante o império bizantino, o hipódromo passou a ser o centro da vida social da cidade.
O hipódromo foi destruído, assim como grande parte da cidade, durante as cruzadas, mas não foi reconstruído.
Hipódromo
Hipódromo
Hipódromo
Obelisco de Teodósio
A Mesquita Azul foi construída já na época otomana, no século XVII. É a mesquita mais famosa da cidade. Para entrar, tivemos que tirar os sapatos. As mulheres tem que cobrir a cabeça e estar com roupas compridas. Os turistas só podem entrar até certo ponto, deixando um espaço reservado para o pessoal que vai para rezar. Durante as preces diárias islâmicas, os turistas não podem entrar na mesquita.
A mesquita é bem bonita por dentro, e bem grande. Os mosaicos chamam a atenção. O mais bonito, na minha opinião, são os arcos que sustentam a abóbada central.
Mesquita Azul
Mesquita Azul
Mesquita Azul
Mesquita Azul
Na frente da mesquita tem um jardim lindíssimo, e no fundo dá para ver a Hagia Sofia.
Jardim na frente da Mesquita Azul
No jardim tem um pessoal vendendo coisas típicas otomanas. Na foto, o Hare está tomando salep, que é uma bebida típica, e eu estou comendo um pirulito otomano enrolado na hora.
Salep e pirulito
Jardim, Hagia Sofia ao fundo
Depois fomos conhecer os jardins do Palácio Topkapi. Acabou não dando tempo de entrar no palácio mesmo, mas todo mundo diz que é bem bonito. O Palácio foi a residência oficial dos sultões otomanos por mais de trezentos anos, e foi construído no século XV, logo após a conquista da cidade pelos otomanos.
Palácio Topkapi
Palácio Topkapi
Palácio Topkapi
Fomos também conhecer - e fazer umas comprinhas - no Grande Bazar, que é literalmente o que o nome diz, um mercadão que vende de tudo! Dizem que é um dos mais antigos mercados cobertos do mundo, se não o mais antigo. Tudo com preço negociável... e na verdade de você não negociar você acaba pagando caro nas coisas.
Grande Bazar
Grande Bazar
E para terminar o dia, fomos jantar no Sultana's, que é um restaurante super famoso, que tem jantar típico, danças folclóricas e dança do ventre.
Jantar no Sultana's
Jantar no Sultana's
Jantar no Sultana's
Jantar no Sultana's
Jantar no Sultana's
No segundo dia, voltamos à região de Eminönü.
Eminönü
Jardim, Mesquita Azul ao fundo
Fomos conhecer a Hagia Sofia, ou Basílica de Santa Sofia. "Hagia Sofia" significa sagrada sabedoria - de Deus, ou seja, santa Sofia seria na verdade santa sabedoria, se traduzido para o português. Foi construída para ser a catedral - ortodoxa - da então Constantinopla, e serviu para esse fim até a conquista da região pelos turcos otomanos, exceto por um breve período no século XIII onde serviu como igreja católica. Após a conquista, ela funcionou como mesquita até 1931, sendo reaberta como museu em 1935. Ela é tida como um marco arquitetônico, e a construção mais imponente do Império Bizantino.
Hagia Sofia
Hagia Sofia
Hagia Sofia
Hagia Sofia, gatinho utilizando a técnica milenar de ficar na frente de um holofote para se esquentar
Hagia Sofia
Hagia Sofia
Hagia Sofia
Hagia Sofia
Hagia Sofia, diz a lenda que se alguém conseguir dar uma volta completa da mão com o dedão nesse buraco, seu pedido se realizará. A verdade é que antigamente esse buraco foi ponto de disseminação de doenças, porque, claro, a higiene não era lá aquelas coisas.
Hagia Sofia
Hagia Sofia
Fomos também conhecer a Cisterna Romana, ou Yerebatan Saray. É uma enorme cisterna construída no período romano para armazenar água. Uma ótima estratégia de guerra se comparada com os aquedutos, porque esses podem ser facilmente envenenados, comprometendo a população, enquanto a cisterna é invisível para quem não conhece a cidade. Atualmente, ela é local turístico... e muito lindo! A iluminação e a música ambiente dão um ar de mistério ao lugar... realmente muito legal.
Yerebatan Saray
Yerebatan Saray
Yerebatan Saray
E para terminar o dia, fomos ao Mercado Egípcio de Especiarias. É na verdade um mercado que tem de tudo, mas o foco são temperos e comidas. Só o cheiro diferente do lugar já vale a visita!
Mercado Egípcio de Especiarias
Mercado Egípcio de Especiarias
Mercado Egípcio de Especiarias
Istambul
Istambul
Istambul, token utilizado para o transporte público
No terceiro e último dia fomos fazer um cruzeiro pelo Bósforo, que é o estreito que separa os continentes Europeu e Asiático. Passamos pela Torre da Donzela, que é uma torre em uma ilha artificial que já teve várias utilizações, de farol a hospital, e tem várias lendas sobre o motivo da construção e do nome. Passamos também pelo antigo Palácio de Caça dos sultões. Almoçamos no barco e depois passamos pelo bairro de Anadolu Kavagi, onde estão as ruínas do Castelo de Yoros, um antigo castelo genovês, que está no topo de uma montanha, de onde já se vê o Mar Negro. O passeio foi muito legal, o foi o primeiro dia em 3 meses que coloquei os braços pra tomar sol! hahaha
Cruzeiro pelo Bósforo
Nosso barco, com o a-cão-panhante hahaha
Torre da Donzela
Torre da Donzela
Torre da Donzela
Torre da Donzela
Torre da Donzela, bracinhos no sol
Eu no barco
Eu, no lado Europeu de Istambul
Palácio de Caça
Palácio de Caça
Palácio de Caça
Eu no barco
Anadolu Kavagi
Anadolu Kavagi
Anadolu Kavagi
Palácio de Yoros, ao fundo o Mar Negro
Palácio de Yoros
Palácio de Yoros
Eu e o Hare no barco
Próxima parada: Atenas!
No comments:
Post a Comment