No domingo, em mais uma day-trip, fui para o Stonehenge e para a cidade de Bath. Estava friiiio demais, e choveu o dia todo! Sensação térmica abaixo de zero... mas deu para aproveitar.
Primeiro, fui para o Stonehenge. Acho que esse lugar dispensa apresentações né?! Construído aproximadamente em 3000 a.C. (portanto, há 5 mil anos), era um local de cerimônias, enterros e celebrações. As pedras foram colocadas no local por volta de 2500 a.C., numa série de estruturas circulares e semi-circulares. É uma obra de engenharia impressionante, e ainda não se sabe ao certo como as enormes rochas foram colocadas na posição que estão.
Honestamente, o tamanho das pedras e o diâmetro dos círculos são menores do que eu imaginava, tendo visto muitas fotos do local. Mas não deixa de ser impressionante e grandioso. A energia do lugar é bem forte, apesar da grande quantidade de pessoas que circulam por lá.
Eu, com frio no Stonehenge
Stonehenge
Stonehenge, eu tentando fazer uma pose
Stonehenge
Stonehenge
Depois fui conhecer a cidade de Bath. A cidade é bastante conhecida por conta das ruínas de uma casa de banho romana.
Eu, na frente da Beth Abbey (abadia de Bath)
Na época do império romano, a cidade era conhecida como Aquae Sulis. Por conta de uma fonte de águas termais que brota do chão, os romanos construíram lá uma grande casa de banho, que também tinha fins religiosos. Acreditava-se que as águas de lá tinham poderes de cura, e que a água era aquecida pela deusa Minerva. Muitas pessoas também iam ao local para colocar oferendas (principalmente moedas) para pedir algo aos deuses.
Na parte interna dos prédios, podem ser vistas ruínas da casa de banho e uma exposição que conta a história do local ao longo dos séculos.
Roman Baths, parte da fachada
Roman Baths, fachada
Eu nos Roman Baths
Roman Baths, interior, piscina principal
Roman Baths, maquete do local no século IV
Roman Baths, eu, parte da fachada do templo Sulis Minerva, partes originais e reconstrução projetada
Roman Baths, eu, canal de drenagem da água dos banhos de volta ao rio
Roman Baths, eu na piscina principal
Roman Baths, ruínas de uma das salas de banho
Roman Baths, guias explicando sobre maquiagem e cabelo na época dos romanos
Roman Baths, sala do banho gelado após sair dos banhos quentes
Depois, fui conhecer outros pontos famosos da cidade, da história mais recente. O Circus e o Royal Crescent são construções residenciais do século XIII, projetadas pelos John Wood pai e filho.
Circus
Circus, fachada de uma das casas
Royal Crescent
Royal Crescent ao fundo
Apesar do frio e da chuva, o passeio foi bem legal. Não conhecia e nunca tinha ouvido falar da cidade de Bath... mas valeu muito a pena ter ido!
No comments:
Post a Comment