p.s.: a matéria é longa... vejam duas ou mais partes, se não fica cansativo, hahaha
p.s.: se clicar nas fotos, elas aumentam
Para comemorar meus 22 aninhos, decidi ir conhecer Londres.
p.s.: se clicar nas fotos, elas aumentam
Para comemorar meus 22 aninhos, decidi ir conhecer Londres.
Minha primeira impressão de Londres é que é uma cidade que mistura muito o antigo com o moderno. Convivem juntos os prédios históricos e os edifícios modernos. Ao mesmo tempo que me senti parada no tempo, me senti na correria de São Paulo. É uma cidade que, certamente, merece muitas e muitas visitas, para que seja possível conhecer todas as suas facetas. O que consegui conhecer de Londres foi muito pouco do que a cidade tem para mostrar.
Uma coisa é fato: em Londres tudo é muito caro. Tanto a comida e acomodação quanto o transporte e atrações turísticas. Gastei como se fosse em reais, mais era em libras, hahaha. Dá um aperto no coração gastar dinheiro assim, mas vale a pena quando ele é usado para conhecer coisas novas.
Saí daqui de Birmingham na sexta a tarde, de trem, cheguei em Londres na sexta a noite, e fui direto para o hostel.
No sábado de manhã começaram meus passeios. Comprei um ticket de metrô, do tipo que pode usar o dia todo, e fui bater perna, hahaha. Aliás, fiquei impressionada com o metrô! É muito fácil de se localizar, de chegar de um lugar para outro, e tem muitas linhas... é quase uma cidade em baixo de Londres.
"CENTRO HISTÓRICO"
Saindo da estação Westminster do metrô, já se vê o prédio do Parlamento. Esse prédio é sede da Câmara dos Lordes e da Câmara dos Comunas desde o século XVI. O prédio atual foi construído sobre o original, destruído por um incêncio em 1834.
A marca registrada desse prédio histórico é a torre do Big Ben, que pode ser vista de bem longe.
pra-quem-não-sabe: (assim como eu não sabia) o Big Ben não é o relógio da torre, e sim o sino que fica no topo da torre. Instalado em 1858, ele pesa cerca de 14 toneladas.
Parlamento
Parlamento, vista lateral
Torre do Big Ben
Parlamento. Ao fundo, London Eye
Eu no parlamento. Atrás de mim, estátua de Ricardo I (Ricardo Coração de Leão), rei da Inglaterra entre 1189 e 1199
Atravessando a rua, está a Jewel Tower (Torre das Jóias), construída para o rei Eduardo III como parte de seu palácio.
Jewel Tower
Andando um pouco mais, cheguei à famosa Abadia de Westminster. A Abadia é o local onde ocorreram as coroações de praticamente todos os reis e rainhas da Inglaterra desde 1066 e grande parte deles estão enterrados lá. É cenário de muitos casamentos reais, mais recentemente, o do Duque de Cambridge, William, com Kate Middleton.
Como tinha pouco tempo, acabei não fazendo o tour dentro da Abadia, só vi de fora mesmo. Mas na minha próxima ida a Londres, com certeza farei.
Frente da Abadia de Westminster
Eu, com a torre do Big Ben no fundo, vista do jardim da Abadia
Logo ao lado da abadia está a St Margaret's Church (igreja de Santa Margaret), prédio de 1523. Apesar de ser bem menor que a Abadia, é linda por dentro (mas não podia tirar foto). O que tem bastante nas igrejas de lá são memoriais dedicados a falecidos, desde plaquinhas na parede e lajotas no chão até esculturas da pessoa, em posição de morta. Na real, acho bem estranho isso de esculpir o morto... mas enfim, como obras de arte, são bem bonitos e realistas.
St Margaret's Church
Dando a volta na Abadia, tem-se essa vista.
Abadia, vista posterior
E, num dos tijolos, a inscrição:
"Que Deus conceda aos vivos, graça, aos falecidos, descanso, para a igreja e para o mundo, paz e harmonia, e para todos nós pecadores, vida eterna"
Grudadinho com a Abadia está o Dean's Yard, que é basicamente uma praça central gramada rodeada de pequenos prédios. Alguns deles são ocupados pela famosa Westminster School (Escola Westminster).
Entrada para o Dean's Yard
Interior do Dean's Yard
Como no sábado era dia da troca da guarda real, decidi ir para o Palácio de Buckungham.
Para chegar até lá, passei pelo St James's Park (Parque St James). Quando vejo parques assim, fico pensando por que não temos lugares assim no Brasil (temos, mas são poucos), enquanto que em Londres, Só na região do palácio, são 4 parques. Passei também pelo Green Park, para ir do palácio para o metrô.
St James's Park
Lago do St James's Park
Lago do St James's Park, com cisne dorminhoco
Close do cisne dorminhoco, hahahaha. Nunca tinha reparado que eles dormiam assim!
Chegando ao Palácio de Buckungham, palácio oficial da rainha em Londres, já tinha uma multidão esperando a troca da guarda. Não consegui chegar nem perto do portão, hahaha, mas consegui ver os desfiles dos guardas antes de entrar no palácio.
Palácio de Buckungham
Chafariz, em frente ao Palácio de Buckingham
Eu, no Palácio de Buckingham
Desfile, troca da guarda real
Desfile, troca da guarda real
"ROYAL BALLET"
Após a troca da guarda, peguei o metrô e fui até o Covent Garden, uma região de Londres com muitas lojas e restaurantes, muitos artistas (comediantes, mágicos, estátuas-vivas) e uma feirinha (já que era sábado). Infelizmente não pude curtir muito o ambiente lá, já que meu destino era o Royal Opera House, para assistir o Royal Ballet.
Royal Opera House, entrada lateral
Royal Opera House, entrada principal
Royal Opera House, hall
O espetáculo que eu fui assistir foi Giselle, com Lauren Cuthbertson e Federico Bonelli nos papeis principais.
pra-quem-não-sabe: Giselle é um ballet romântico em dois atos, música de Adolph Adam (tocada ao vivo pela Orchestra of the Royal Opera House) e coreografia de Marius Petipa. Conta a história de Giselle, uma jovem camponesa que se apaixona pelo Conde Albrecht, que se fazia passar por camponês. Quando Giselle descobre que seu amado é na verdade da nobreza, e está de casamento marcado com uma nobre, ela enlouquece e morre. Após sua morte, ela vira uma das wilis (espíritos das moças que morreram antes do casamento). Quando Albrecht vai a seu túmulo, lá a encontra como wili, e eles dançam juntos. Mas quem entra na floresta das wilis não pode sair vivo. Myrtha, a rainha das wilis, ordena que ele dance até a morte. Giselle aparece para para protegê-lo, e quando o dia amanhece, as wilis voltam para os túmulos, deixando Albrecht sozinho na floresta.
Royal Opera House, vista do meu lugar
Royal Opera House, platéia
Eu, no Royal Opera House
O teatro é maravilhoso, apesar de ser muito menor do que eu imaginava pelas fotos. O lugar que fiquei sentada foi ótimo, e consegui ver tudo sem problemas. O ballet foi lindo, impecável! A emoção que senti, asistindo uma das maiores e melhores companhias de ballet do mundo, foi inexplicável!
Bailarinos do Royal Ballet, no agradecimento final
"LONDON EYE"
Saindo do ballet, fui dar uma volta na famosa "London Eye" (Olho de Londres).
pra-quem-não-sabe: a London Eye é a maior roda-gigante do mundo, com 135 metros de altura, e foi construída para marcar o novo milênio. A volta dura cerca de meia hora e a vista tem um alcance de cerca de 42 km.
London Eye
Antes de entrar na roda-gigante, passei por uma sala chamada Experiência 4D, onde passa um filminho com paisagens de Londres.
Eu, no Experiência 4D
Depois, começou o passeio...
Passeio na London Eye
Vista da London Eye
Vista da London Eye
Eu, na London Eye
Depois do passeio, com a London Eye no fundo
E o dia chegou ao fim... fui para o hostel para descansar!
"ST PAUL'S CATHEDRAL"
Meu passeio no domingo começou pela St Paul's Cathedral (Catedral de São Paulo).
A St Paul's Cathedral foi erguida sobre uma antiga igreja medieval, destruída no incêndio de 1666. Vários eventos importantes já aconteceram lá, inclusive o casamento de Charles e Diana e o funeral de Churchill.
A catedral é realmente muito bonita, tanto por fora quanto por dentro (não é permitido tirar fotos dentro dela). Quando cheguei estava tendo uma celebração, com um coral cantando. Como era domingo, não havia visita guiada. Mais uma coisa que ficou para minha próxima ida a Londres.
St Paul's Cathedral
"THE TOWER OF LONDON"
O lugar que mais gostei de conhecer em Londres definitivamente foi a Tower of London (Torre de Londres).
Sua construção começou em 1066, no reinado de Guilherme, o Conquistador. Vários reis subsequentes adicionaram muralhas, prédios e jardins. O local foi construído para ser palácio real, mas ao longo dos séculos foi, além disso, tesouro, fortaleza militar e prisão para os mais importantes prisioneiros do reino. Histórias misteriosas de torturas, traições, mortes e prisões cercam o local. A atmosfera é encantadora, realmente nos leva de volta ao passado.
The Tower of London, vista de fora
pra-quem-não-sabe: uma história interessante... Ana Bolena, segunda esposa de Henrique VIII, foi levada para a Torre de Londres para os preparativos de sua coroação. Apenas 3 anos depois, foi levada novamente para lá, desta vez como prisioneira. Lá ficou até seu julgamento e lá foi executada, e seu corpo se encontra enterrado na Capela de São Pedro ad vincula.
The Tower of London, interior
Eu, na Tower of London. Reparem no meu visual "passeando em Londres num dia de chuva" hahaha
Aposentos do Rei Eduardo I, recriação
De lá, e possível avistar a ponte mais famosa de Londres, a Tower Bridge (Ponte de Torre).
pra-quem-não-sabe: essa é a famosa ponte que tem um mecanismo que levanta as pistas para permitir a passagem de navios.
Tower Bridge
Voltando às fotos da Tower of London...
Tower of London, muralha interna
Tower of London, interior
Lá também ficam expostas as jóias da coroa britânica. Entre elas, os artefatos utilizados em cerimônias de coroação e as coroas utilizadas ao longo do tempo. As jóias mais antigas datam de 1660, da coroação do Rei Carlos II, após a restauração da monarquia inglesa.
O maior diamante já encontrado, Cullinan, deu origem, entre outras, às pedras Cullinan I (maior diamante do mundo), que está no cetro com a cruz atualmente utilizado na cerimônia de coroação, e Cullinan II (segundo maior diamante do mundo), que está na coroa imperial.
The Crown Jewels
Para cuidar da torre, além de muitas outras funções, alguns funcionários moram lá com suas famílias, como uma pequena comunidade. Esses trabalhadores são especialmente escolhidos, e todos possuem carreira militar de sucesso.
Moradores/funcionários reais da Torre de Londres
Ainda, foi construída lá a Capela ST Peter ad vincula (São Pedro acorrentado). Achei curioso, nunca havia visto uma igreja com esse nome.
Chapel St Peter ad vincula
A casa da foto abaixo, com o guarda na frente, é a casa da rainha, última construção em estilo Tudor restante em Londres (todas as outras foram destruídas no incêndio de 1666). Na porta da casa sempre fica um guarda real, para protegê-la.
Casa da rainha
Tower of London, interior
Apesar de ter ficado lá por 4h30, com o audioguia, não consegui ver tudo. Com certeza é um lugar que voltarei a visitar.
The Tower of London
Eu, na Tower of London
"AQUARIUM"
Para finalizar meu passeio, fui ao Aquário de Londres.
Aquarium
O aquário é lindo! As paisagens que elem criaram dentro dos aquários é de impressionar... sem contar as muitas espécies de peixes, tubarões, águas-vivas, raias, cavalos-marinhos,...
Logo no começo, já é possível caminhar sobre um aquário de tubarões.
Sobre o aquário dos tubarões
Um dos muitos aquários
Achei engraçado o aquário das raias. Quando fui chegando perto, elas foram se aproximando de mim, vieram curiosas, e até colocaram a cabeça para fora da água. Levei um susto, pois achei que ela quizesse me atacar, hahhaa. O cuidador delas disse que elas podem sentir campos eletromagnéticos, como o que nosso corpo produz e minha máquina fotográfica também... aí elas estavam curiosas para saber o que era, hahaha.
Raias
Raias
Achei engraçado que vários dos animais pareciam realmente estar posando para a foto...
Eu e o peixe, posando para a foto
Tartaruga
Aquário dos tubarões
Aquário dos tubarões
Peixes-palhaço na anêmona
Cavalo-marinho
Tigres-d'água. Lembrei da Princesa! (sim, eu tinha uma tartaruga quando era pequena)
O crocodilo, se exibindo
O crocodilo, se exibindo
Para que os pinguins mantenham o comportamento que eles tem na natureza, a iluminação do aquário deles segue a iluminação que teriam na natureza. A hora que cheguei já estava tarde, e eles estavam tirando uma soneca! hahaha
Os pinguins, na hora da soneca
Peixe narigudo
E mais um dia acabou. E a viagem acabou...
Ainda tem muitos lugares para conhecer... o British Museum, o Hyde Park, o Picadilli Circus, o Madame Tussaud's...
Ficam as lembranças e o gostinho de quero-mais!
Londres, adorei te conhecer, e logo mais estarei de volta!